Segundo a lenda, Maria Antonieta, rainha francesa, esposa do Luís XVI, era fascinada por vinho da região de Champagne.
18/10/2022

COMPARTILHE
Segundo a lenda, Maria Antonieta, rainha francesa, esposa do Luís XVI, era fascinada por vinho da região de Champagne.
A rainha teria solicitado que as taças em que o líquido era servido no palácio real tivessem a forma de seu seio, para que a corte pudesse brindar e beber em sua honra.
Foi assim que surgiu o mito da taça Coupé, essas taças de haste baixa e boca larga que acabaram virando sinônimo na hora de beber Champagne ou qualquer outro tipo de espumante.
Até hoje vê-se muita gente usando-as para este fim. Você certamente já viu - se não ao vivo pelo menos na televisão - aquela famosa cena em que o garçom monta uma pilha de taças e começa a servir a do topo até que ela derrame o líquido para as outras que estão abaixo.
No entanto, esse tipo de taça não é o ideal para beber espumantes. Sua boca é larga, o que dificulta a formação de espuma e, assim, faz com que os aromas se dispersem no ar. Além disso, sua pequena altura não permite o correto desprendimento das borbulhas. Sendo assim, evite-as, pois uma das coisas mais legais ao se degustar espumantes é ver as bolhas se formando no fundo da taça e subindo até o topo.
Foi assim que surgiu a taça flüte, ou flauta. Com bojo alongado e boca pequena, ela permite que as borbulhas "dancem" até o topo e também conserva melhor o gás que escapa da bebida, devido à menor superfície de evaporação, concentrando a percepção dos aromas.
Já sabiam disso???
#casafreitasemporio #curiosidades #champagne #taçacoupe #rainhamariaantonieta #adegadevinhos

























